quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Creches como escolher?


TIRANDO A DÚVIDA


Teoricamente, e dentro da legislação vigente, a creche é uma instituição prestadora de serviços à criança, na faixa etária de zero a 48 meses, com assistência de saúde, pedagógica, psicológica e nutricional, adequada aos seus diferentes níveis de desenvolvimento.
Atualmente a creche é uma necessidade da família moderna, com um pai e uma mãe que trabalham e estudam diariamente, horas a fio, e precisam ver seus filhos protegidos em um ambiente que propicie o desenvolvimento de suas potencialidades.
As linhas pedagógicas desenvolvidas dentro de uma creche podem ser as mais variadas possíveis. Contudo, precisam estar devidamente aprovadas por órgãos competentes.
Várias instituições realizam um trabalho educacional em que a criança possa interagir e, dessa forma, elaborar de maneira concreta e construtiva o seu conhecimento em atividades recreativas e educativas como culinária, higiene e saúde, passeios e festas sociais. É importante que a família participe sempre, direta e indiretamente, do processo educacional dos pequeninos.
A maioria das creches, hoje em dia, são instituições idôneas, aptas a auxiliar a criança em seu desenvolvimento físico e intelectual, sem substituir o papel da família no desenvolvimento afetivo da criança.
Para fazer uma boa escolha, é preciso observar alguns pontos fundamentais, como:
certificar-se se a creche é filiada à ASBREI - Associação Brasileira de Educação Infantil.
verificar se existem espaços distintos para os bebês menores e os maiores, e se os ambientes são devidamente seguros para que os bebês engatinhem ou andem com desenvoltura.
saber sobre os procedimentos adotados quando uma criança adoece e sobre o controle de vacinação empregado, refletindo se ele corresponde às expectativas desejadas.
observar rigorosamente a questão da higiene: condições da cozinha, banheiros separados para adultos etc.
checar se a creche conta com pediatra, psicólogo, nutricionista, recreadores e professores em quantidade suficiente.
descobrir se existem locais adequados para o repouso dos bebês, e para a recreação e alimentação dos mesmos. Área externa para banho de sol e contato com a natureza é outro fator importante a ser visto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário